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Jogo das PALAVRAS SIMPLES

Você vai precisar de:

  • 01 dicionário atualizado (com as novas regras ortográficas)
  • Cartões com vogais, consoantes e vogais acentuadas.
  • Placar.
  • Sulfite (para escrever palavras erradas de modo certo).
Material necessário para confecção dos cartões com vogais, consoantes e vogais acentuadas.

  • Sulfite impressa
  • Cartolina
  • Régua
  • Lápis
  • Tesoura
  • Cola
  • Papel contact
Abaixo, letras para serem impressas ou copiadas.

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Passo 1

Imprima 2 vezes a folha com as vogais.
Imprima 2 vezes a folha com as consoantes.
Imprima 1 vez a folha com as vogais acentuadas.

Caso não tenha impressora, copie.

Passo 2
Recorte todas as letras

Passo 3
Pegue cartolina ou papel cartão e cole as letras recortadas (deixe 1 cm de margem em cima e nas laterais).

Passo 4
Passe papel contact.

Passo 5
Recorte a cartolina.

Material necessário para confecção do Placar
  • Sulfite impressa 
  • Caneta

PLACAR

sem palavras
Exemplo: 

exemplo tabela
No exemplo- amor - eu marquei 10 pontos porque acertei a palavra.

No exemplo – problema – eu marquei 5 pontos porque acertei uma palavra que outro jogador baixou errada.

O JOGO

Número de jogadores: no mínimo 3

DEFININDO O “JUÍZ” E A ORDEM DO JOGO.
Vire todas as letras na mesa, cada jogador escolhe uma letra. A letra “de maior sucessão” ganha.

Exemplo: um jogador tirou a letra “B”, o outro tirou a letra “J” e o outro tirou a letra “M”. O “juiz” será o jogador da letra “M”. A ordem do jogo será no sentido horário, ou seja, o primeiro jogador será o que está à esquerda do “juiz”.

O “juiz” pega os cartões com as letras na mão, mistura e distribui 10 para cada jogador e vira 1 cartão letra na mesa.

INICIANDO

O 1º jogador deverá optar por “comprar” uma carta do monte ou a da mesa. Se ele comprar do monte e não formar uma palavra com os cartões que têm na mão, ele passa a vez. Se ele “comprar” da mesa ele deverá baixar a palavra com a letra que “comprou” , na sua vez o jogador poderá baixar quantas palavras quiser.

Cada palavra que ele formar ele expõe na mesa. O “juiz” olha a palavra e se estiver correta o jogador marca na sua ficha (placar) a palavra, o número de letras e acrescenta 10 pontos caso a palavra esteja certa ou 5 (no caso de acertar uma palavra de outro jogador)e mais um ponto por cada letra.

Caso a palavra estiver incorreta, o “juiz” diz: Está Errada. Quem souber a palavra certa – na ordem do jogo - deverá escrevê-la num pedaço de papel. Se acertar ganha 5 pontos, mais 1 ponto por letra da palavra.

Se errar o “juiz” diz: Está Errada e passa pro outro jogador. Caso ninguém acerte o “juiz” deverá escrevê-la e mostrar a todos e ninguém marca ponto. Feito isso o jogador que baixou a palavra errada deverá recolher da mesa. No caso, de ter usado uma palavra para formar outra, deverá devolvê-la ao local de onde a retirou e ficar com os cartões que tinha em mãos antes de baixar a palavra errada.

Ex1. O Jogador 1 – Baixou a seguinte palavra: P O B R E M A, o próximo jogador deverá escrever no papel: PROBLEMA.

O que pode ser feito no jogo:
  • Acrescentar letras em palavras já existentes.
 Ex1: O jogador A – baixou a palavra BOI, na sua vez de jogar o jogador B, pegou a palavra BOI e acrescentou a letras que ele tinha na mão “A”. formando a palavra BOIA.

Ex2: O jogador A baixou BOI, o Jogador B baixou BOIA e o jogador C pegou o jogo e acrescentou “ADA” – Formando BOIADA.

Importante: Com a nova ortografia BOIA não usa mais acento. O jogador B não poderia pegar a palavra BOI e baixar a palavra BÓIA. A não ser que ele usasse todas as letras restantes em outras palavras.

  • Formar novas palavras com uma palavra existente. 
Ex 1: O jogador A baixou a palavra GATO , o jogador B pegou a palavra GATO e baixou as seguintes palavras. GEL e TATO.


ATENÇÃO: Quando o jogador pegar uma palavra para formar outras, ou a letra da mesa ao invés de comprar, ele deverá deixá-las na mesa e construindo as palavras. NÃO PODE MISTURÁ-lAS COM AS SUAS DA MÃO.



PONTOS

  • 10 pontos para cada palavra certa + 1 ponto por letra.
Ex. Gato = 10 + 4 = 14 pontos
Lustre = 10 + 6 = 16 pontos
  • 05 pontos para acertar a palavra formada errada + 1 ponto por letra.
Ex. o jogador a escreveu "CATO", outro jogador -seguindo a ordem- acertou escrevendo no papel a palavra correta GATO.

TÉRMINO DO JOGO:
O jogo acaba quando acabar os cartões de um dos jogares.

VENCEDOR
Ganha quem fizer mais pontos.



Este é um jogo de infinitas possibilidades, poderá propor que só sejam formadas palavras:

  • Por tema 
Ex. cores, cidades, ...
  • Palavras derivadas e primitivas 
Ex. boi, boiada
  • Verbos e palavras conjugadas. 
Ex. ser, sou, somos...
  • Palavras oxítonas 
Ex. café, anzol...

Você pode criar regras de acordo com a sua necessidade.


Boa Sorte!!!

Meu nome é Dora – meu e-mail: doraprofessorasp@gmail.com
Compartilhe comigo suas experiências. 

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