Passo 1
Imprima 2 vezes a folha com as vogais.
Imprima 2 vezes a folha com as consoantes.
Imprima 1 vez a folha com as vogais acentuadas.
Caso não tenha impressora, copie.
Passo 2
Recorte todas as letras
Passo 3
Pegue cartolina ou papel cartão e cole as letras recortadas (deixe 1 cm de margem em cima e nas laterais).
Passo 4
Passe papel contact.
Passo 5
Recorte a cartolina.
Material necessário para confecção do Placar
Exemplo:
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No exemplo- amor - eu marquei 10 pontos porque acertei a palavra.
No exemplo – problema – eu marquei 5 pontos porque acertei uma palavra que outro jogador baixou errada.
O JOGO
Número de jogadores: no mínimo 3
DEFININDO O “JUÍZ” E A ORDEM DO JOGO.
Vire todas as letras na mesa, cada jogador escolhe uma letra. A letra “de maior sucessão” ganha.
Exemplo: um jogador tirou a letra “B”, o outro tirou a letra “J” e o outro tirou a letra “M”. O “juiz” será o jogador da letra “M”. A ordem do jogo será no sentido horário, ou seja, o primeiro jogador será o que está à esquerda do “juiz”.
O “juiz” pega os cartões com as letras na mão, mistura e distribui 10 para cada jogador e vira 1 cartão letra na mesa.
INICIANDO
O 1º jogador deverá optar por “comprar” uma carta do monte ou a da mesa. Se ele comprar do monte e não formar uma palavra com os cartões que têm na mão, ele passa a vez. Se ele “comprar” da mesa ele deverá baixar a palavra com a letra que “comprou” , na sua vez o jogador poderá baixar quantas palavras quiser.
Cada palavra que ele formar ele expõe na mesa. O “juiz” olha a palavra e se estiver correta o jogador marca na sua ficha (placar) a palavra, o número de letras e acrescenta 10 pontos caso a palavra esteja certa ou 5 (no caso de acertar uma palavra de outro jogador)e mais um ponto por cada letra.
Caso a palavra estiver incorreta, o “juiz” diz: Está Errada. Quem souber a palavra certa – na ordem do jogo - deverá escrevê-la num pedaço de papel. Se acertar ganha 5 pontos, mais 1 ponto por letra da palavra.
Se errar o “juiz” diz: Está Errada e passa pro outro jogador. Caso ninguém acerte o “juiz” deverá escrevê-la e mostrar a todos e ninguém marca ponto. Feito isso o jogador que baixou a palavra errada deverá recolher da mesa. No caso, de ter usado uma palavra para formar outra, deverá devolvê-la ao local de onde a retirou e ficar com os cartões que tinha em mãos antes de baixar a palavra errada.
Ex1. O Jogador 1 – Baixou a seguinte palavra: P O B R E M A, o próximo jogador deverá escrever no papel: PROBLEMA.
O que pode ser feito no jogo:
- Acrescentar letras em palavras já existentes.
Ex1: O jogador A – baixou a palavra BOI, na sua vez de jogar o jogador B, pegou a palavra BOI e acrescentou a letras que ele tinha na mão “A”. formando a palavra BOIA.
Ex2: O jogador A baixou BOI, o Jogador B baixou BOIA e o jogador C pegou o jogo e acrescentou “ADA” – Formando BOIADA.
Importante: Com a nova ortografia BOIA não usa mais acento. O jogador B não poderia pegar a palavra BOI e baixar a palavra BÓIA. A não ser que ele usasse todas as letras restantes em outras palavras.
- Formar novas palavras com uma palavra existente.
Ex 1: O jogador A baixou a palavra GATO , o jogador B pegou a palavra GATO e baixou as seguintes palavras. GEL e TATO.
ATENÇÃO: Quando o jogador pegar uma palavra para formar outras, ou a letra da mesa ao invés de comprar, ele deverá deixá-las na mesa e construindo as palavras. NÃO PODE MISTURÁ-lAS COM AS SUAS DA MÃO.
PONTOS
- 10 pontos para cada palavra certa + 1 ponto por letra.
Ex. Gato = 10 + 4 = 14 pontos Lustre = 10 + 6 = 16 pontos - 05 pontos para acertar a palavra formada errada + 1 ponto por letra.
Ex. o jogador a escreveu "CATO", outro jogador -seguindo a ordem- acertou escrevendo no papel a palavra correta GATO.
TÉRMINO DO JOGO: O jogo acaba quando acabar os cartões de um dos jogares.
VENCEDOR Ganha quem fizer mais pontos.
Este é um jogo de infinitas possibilidades, poderá propor que só sejam formadas palavras:
Ex. cores, cidades, ... - Palavras derivadas e primitivas
Ex. boi, boiada - Verbos e palavras conjugadas.
Ex. ser, sou, somos... Ex. café, anzol...
Você pode criar regras de acordo com a sua necessidade.
Boa Sorte!!!
Meu nome é Dora – meu e-mail: doraprofessorasp@gmail.com Compartilhe comigo suas experiências.
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