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CRITÉRIOS PARA UM ATENDIMENTO EM CRECHES QUE RESPEITE OS DIREITOS FUNDAMENTAIS DAS CRIANÇAS

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Encontrei esse material sobre creche no site do Mec. Sabemos que  os critérios citados abaixo são IDEALIZADOS mas que a realidade que encontramos nas creches é muito diferente, penso que não podemos mudar tudo, mas acredito piamente que podemos viaiblizar ao máximo para que a creche fique o mais próximo do modelo ideal. Muitas vezes pequenas ações, com um pouco de reflexão, geram grandes e importantes mudanças benéficas, há ações que não dependem de nós, enquanto professores mas as que podemos fazer alterações, mãos na massa!!! 

• Nossas crianças têm direito à brincadeira• Nossas crianças têm direito à atenção individual
• Nossas crianças têm direito a um ambiente aconchegante, seguro e estimulante
• Nossas crianças têm direito ao contato com a natureza
• Nossas crianças têm direito a higiene e à saúde
• Nossas crianças têm direito a uma alimentação sadia
• Nossas crianças têm direito a desenvolver sua curiosidade, imaginação e capacidade de expressão
• Nossas crianças têm direito ao movimento em espaços amplos
• Nossas crianças têm direito à proteção, ao afeto e à amizade
• Nossas crianças têm direito a expressar seus sentimentos
• Nossas crianças têm direito a uma especial atenção durante seu período de adaptação à creche
• Nossas crianças têm direito a desenvolver sua identidade cultural, racial e religiosa

Nossas crianças têm direito à brincadeira

• Os brinquedos estão disponíveis às crianças em todos os momentos
• Os brinquedos são guardados em locais de livre acesso às crianças
• Os brinquedos são guardados com carinho, de forma organizada
• As rotinas da creche são flexíveis e reservam períodos longos para as brincadeiras livres das crianças
• As famílias recebem orientação sobre a importância das brincadeiras para o desenvolvimento infantil
• Ajudamos as crianças a aprender a guardar os brinquedos nos lugares apropriados
• As salas onde as crianças ficam estão arrumadas de forma a facilitar brincadeiras espontâneas e interativas
• Ajudamos as crianças a aprender a usar brinquedos novos
• Os adultos também propõem brincadeiras às crianças
• Os espaços externos permitem as brincadeiras das crianças
• As crianças maiores podem organizar os seus jogos de bola, inclusive futebol
• As meninas também participam de jogos que desenvolvem os movimentos amplos: correr, jogar, pular
• Demonstramos o valor que damos às brincadeiras infantis participando delas sempre que as crianças pedem
• Os adultos também acatam as brincadeiras propostas pelas crianças

Nossas crianças têm direito à atenção individual

• Chamamos sempre as crianças por seu nome
• Observamos as crianças com atenção para conhecermos melhor cada uma delas
• O diálogo aberto e contínuo com os pais nos ajuda a responder às necessidades individuais da criança
• A criança é ouvida
• Sempre procuramos saber o motivo da tristeza ou do choro das crianças
• Saudamos e nos despedimos individualmente das crianças na chegada e saída da creche
• Conversamos e somos carinhosos com as crianças no momento da troca de fraldas e do banho
• Comemoramos os aniversários de nossas crianças
• Crianças muito quietas, retraídas, com o olhar parado, motivam nossa atenção especial
• Aprendemos a lidar com crianças mais agitadas e ativas sem discriminá-las ou puní-las
• Aprendemos a lidar com preferências individuais das crianças por alimentos
• Ficamos atentos à adequação de roupas e calçados das crianças nas diversas situações
• Damos suporte às crianças que têm dificuldades para se integrar nas brincadeiras dos grupos
• Procuramos respeitar as variações de humor das crianças
• Procuramos respeitar o ritmo fisiológico da criança: no sono, nas evacuações, nas sensações de frio e calor
• Crianças com dificuldades especiais recebem apoio para participar das atividades e brincar com os colegas
• Nossas crianças têm direito a momentos de privacidade e quietude
• Evitamos usar e que as crianças usem apelidos que discriminem outras crianças
• Procuramos analisar porque uma criança não está bem e encaminhá-la à orientação especializada quando necessário

Nossas crianças têm direito a um ambiente aconchegante, seguro e estimulante

• Arrumamos com capricho e criatividade os lugares onde as crianças passam o dia
• Nossas salas são claras, limpas e ventiladas
• Não deixamos objetos e móveis quebrados nos espaços onde as crianças ficam
• Mantemos fora do alcance das crianças produtos potencialmente perigosos
• As crianças têm lugares agradáveis para se recostar e desenvolver atividades calmas
• As crianças têm direito a lugares adequados para seu descanso e sono
• Nossa creche demonstra seu respeito às crianças pela forma como está arrumada e conservada
• Nossa creche sempre tem trabalhos realizados pelas crianças em exposição
• Quando fazemos reformas na creche nossa primeira preocupação é melhorar os espaços usados pelas crianças
• Quando fazemos reformas tentamos adequar a altura das janelas, os equipamentos e os espaços de circulação às necessidades de visão e locomoção das crianças
• Nossa equipe procura desenvolver relações de trabalho cordiais e afetivas
• Procuramos tornar acolhedor o espaço que usamos para receber e conversar com as famílias
• Procuramos garantir o acesso seguro das crianças à creche
• Lutamos para melhorar as condições de segurança no trânsito nas proximidades da creche

Nossas crianças têm direito ao contato com a natureza


• Nossa creche procura ter plantas e canteiros em espaços disponíveis
• Nossas crianças têm direito ao sol
• Nossas crianças têm direito de brincar com água
• Nossas crianças têm oportunidade de brincar com areia, argila, pedrinhas, gravetos e outros elementos da natureza
• Sempre que possível levamos os bebês e as crianças para passear ao ar livre
• Nossas crianças aprendem a observar, amar e preservar a natureza
• Incentivamos nossas crianças a observar e respeitar os animais
• Nossas crianças podem olhar para fora através de janelas mais baixas e com vidros transparentes
• Nossas crianças têm oportunidade de visitar parques, jardins e zoológicos
• Procuramos incluir as famílias na programação relativa à natureza

Nossas crianças têm direito à higiene e à saúde

• Nossas crianças têm direito de manter seu corpo, cuidado, limpo e saudável
• Nossas crianças aprendem a cuidar de si próprias e assumir responsabilidades em relação à sua higiene e saúde
• Nossas crianças têm direito a banheiros limpos e em bom funcionamento
• O espaço externo da creche e o tanque de areia são limpos e conservados periodicamente de forma a prevenir contaminações
• Nossas crianças têm direito à prevenção de contágios e doenças
• Lutamos para melhorar as condições de saneamento nas vizinhanças da creche
• Acompanhamos com as famílias o calendário de vacinação das crianças
• Acompanhamos o crescimento e o desenvolvimento físico das crianças
• Mantemos comunicação com a família quando uma criança fica doente e não pode freqüentar a creche
• Procuramos orientação nos serviços básicos de saúde para a prevenção de doenças contagiosas existentes no bairro
• Procuramos orientação especializada para o caso de crianças com dificuldades físicas, psico-afetivas ou problemas de desenvolvimento
• Sempre que necessário encaminhamos as crianças ao atendimento de saúde disponível ou orientamos as famílias para fazê-lo
• O cuidado com a higiene não impede a criança de brincar e se divertir
• Damos o exemplo para as crianças, cuidando de nossa aparência e de nossa higiene pessoal
Nossas crianças têm direito a uma alimentação sadia

• Preparamos os alimentos com capricho e carinho
• Nossas crianças têm direito a um ambiente tranqüilo e agradável para suas refeições
• Planejamos alimentos apropriados para as crianças de diferentes idades
• Permitimos que meninos e meninas participem de algumas atividades na cozinha, sempre que possível
• Procuramos respeitar preferências, ritmos e hábitos alimentares individuais das crianças
• Procuramos diversificar a alimentação das crianças, educando-as para uma dieta equilibrada e variada
• Incentivamos as crianças maiorzinhas a se alimentarem sozinhas
• A água filtrada está sempre acessível às crianças
• Incentivamos a participação das crianças na arrumação das mesas e dos utensílios, antes e após as refeições
• Nossa cozinha é limpa e asseada
• Nossa despensa é limpa, arejada e organizada
• Valorizamos o momento da mamadeira, segurando no colo os bebês e demonstrando carinho para com eles
• Ajudamos os pequenos na transição da mamadeira para a colher e o copo
• Procuramos sempre incluir alimentos frescos nos cardápios
• Procuramos manter uma horta, mesmo pequena, para que as crianças aprendam a plantar e cuidar das verduras
• As famílias são informadas sobre a alimentação da criança e suas sugestões são bem recebidas

Nossas crianças têm direito a desenvolver sua curiosidade, imaginação e capacidade de expressão
• Nossas crianças têm direito de aprender coisas novas sobre seu bairro, sua cidade, seu país, o mundo, a cultura e a natureza
• Valorizamos nossas crianças quando tentam expressar seus pensamentos, fantasias e lembranças
• Nossas crianças têm oportunidade de desenvolver brincadeiras e jogos simbólicos
• Nossas crianças têm oportunidade de ouvir músicas e de assistir teatro de fantoches
• Nossas crianças são incentivadas a se expressar através de desenhos, pinturas, colagens e modelagem em argila
• Nossas crianças têm direito de ouvir e contar histórias
• Nossas crianças têm direito de cantar e dançar
• Nossas crianças têm livre acesso a livros de história, mesmo quando ainda não sabem ler
• Procuramos não deixar as perguntas das crianças sem resposta
• Quando não sabemos explicar alguma coisa para as crianças, sempre que possível procuramos buscar informações adequadas e trazê-las posteriormente para elas
• Sempre ajudamos as crianças em suas tentativas de compreender as coisas e os acontecimentos à sua volta
• Não reprimimos a curiosidade das crianças pelo seu corpo
• Não reprimimos a curiosidade sexual das crianças
• Bebês e crianças bem pequenas aproveitam a companhia de crianças maiores para desenvolver novas habilidades e competências
• Crianças maiores aprendem muito observando e ajudando a cuidar de bebês e crianças pequenas
• Não deixamos nossas crianças assistindo televisão por longos períodos
• As famílias são informadas sobre o desenvolvimento de suas crianças

Nossas crianças têm direito ao movimento em espaços amplos


• Nossas crianças têm direito de correr, pular e saltar em espaços amplos, na creche ou nas suas proximidades
• Nossos meninos e meninas têm oportunidade de jogar bola, inclusive futebol
• Nossos meninos e meninas desenvolvem sua força, agilidade e equilíbrio físico nas atividades realizadas em espaços amplos
• Nossos meninos e meninas, desde bem pequenos, podem brincar e explorar espaços externos ao ar livre
• Nossas crianças não são obrigadas a suportar longos períodos de espera
• Os bebês não são esquecidos no berço
• Os bebês têm direito de engatinhar
• Os bebês têm oportunidade de explorar novos ambientes e interagir com outras crianças e adultos
• As crianças pequenas têm direito de testar seus primeiros passos fora do berço
• Reservamos espaços livres cobertos para atividades físicas em dias de chuva
• Organizamos com as crianças aquelas brincadeiras de roda que aprendemos quando éramos pequenos
• Procuramos criar ocasiões para as famílias participarem de atividades ao ar livre com as crianças

Nossas crianças têm direito à proteção,ao afeto e à amizade

• Nossas crianças sabem que são queridas quando percebem que suas famílias são bem-vindas e respeitadas na creche
• Nossa creche respeita as amizades infantis
• Nossa creche valoriza a cooperação e a ajuda entre adultos e crianças
• Nossas crianças encontram conforto e apoio nos adultos sempre que precisam
• Procuramos entender porque a criança está triste ou chorando
• Procuramos ajudar as pessoas da equipe quando enfrentam problemas pessoais sérios
• Procuramos não interromper bruscamente as atividades das crianças
• Evitamos situações em que as crianças se sintam excluídas
• Evitamos comentar assuntos relacionados com as crianças e seus familiares na presença delas
• Nossas crianças, mesmo quando brincam autonomamente, não ficam sem a proteção e o cuidado dos adultos
• Conversamos e brincamos com os bebês quando estão acordados
• Nossas crianças recebem atenção quando nos pedem ou perguntam alguma coisa
• Procuramos proteger as crianças de eventuais agressões dos colegas
• Ajudamos as crianças a desenvolver seu auto-controle e aprender a lidar com limites para seus impulsos e desejos
• Explicamos as crianças os motivos para comportamentos e condutas que não são aceitos na creche
• Nunca deixamos de procurar entender e tomar providências quando nossas crianças aparecem na creche machucadas e amedrontadas

Nossas crianças têm direito a expressar seus sentimentos

• Nossas crianças têm direito à alegria e à felicidade
• Nossos meninos e meninas têm direito a expressar tristeza e frustração
• Procuramos ensinar meninos e meninas como expressar e lidar com seus sentimentos e impulsos
• Procuramos sempre enfrentar as reações emocionais das crianças com carinho e compreensão
• Procuramos sempre entender as reações das crianças e buscar orientação para enfrentar situações de conflito
• O bem-estar físico e psicológico das crianças é um de nossos objetivos principais
• Ajudamos as crianças a desenvolver sua autonomia
• Sempre conversamos com as crianças sobre suas experiências em casa e no bairro
• Nossas crianças podem, sempre que querem, procurar e ficar perto de seus irmãozinhos que também estão na creche
• Nossas crianças expressam seus sentimentos através de brincadeiras, desenhos e dramatizações
• A manifestação de preconceitos de raça, sexo ou religião nos mobiliza para que procuremos incentivar atitudes e comportamentos mais igualitários na creche.

Nossas crianças têm direito a uma especial atenção durante seu período de adaptação à creche


• As crianças recebem nossa atenção individual quando começam a freqüentar a creche
• As mães e os pais recebem uma atenção especial para ganhar confiança e familiaridade com a creche
• Nossas crianças têm direito à presença de um de seus familiares na creche durante seu período de adaptação
• Nosso planejamento reconhece que o período de adaptação é um momento muito especial para cada criança, sua família e seus educadores
• Nosso planejamento é flexível quanto a rotinas e horários para as crianças em período de adaptação
• Nossas crianças têm direito de trazer um objeto querido de casa para ajudá-las na adaptação à creche: uma boneca, um brinquedo, uma chupeta, um travesseiro
• Criamos condições para que os irmãozinhos maiores que já estão na creche ajudem os menores em sua adaptação à creche
• As mães e os pais são sempre bem-vindos à creche
• Reconhecemos que uma conversa aberta e franca com as mães e os pais é o melhor caminho para superar as dificuldades do período de adaptação
• Observamos com atenção a reação dos bebês e de seus familiares durante o período de adaptação
• Nunca deixamos crianças inseguras, assustadas, chorando ou apáticas, sem atenção e carinho
• Nossas crianças têm direito a um cuidado especial com sua alimentação durante o período de adaptação
• Observamos com cuidado a saúde dos bebês durante o período de adaptação

Nossas crianças têm direito a desenvolver sua identidade cultural, racial e religiosa
• Nossas crianças têm direito a desenvolver sua auto-estima
• Meninos e meninas têm os mesmos direitos e deveres
• Nossas crianças, negras e brancas, aprendem a gostar de seu corpo e de sua aparência
• Respeitamos crenças e costumes religiosos diversos dos nossos
• Nossas crianças não são discriminadas devido ao estado civil ou à profissão de seus pais
• A creche é um espaço de criação e expressão cultural das crianças, das famílias e da comunidade
• Nossas crianças, de todas as idades, participam de comemorações e festas tradicionais da cultura brasileira: carnaval, festas juninas, natal, datas especiais de nossa história
• Nossas crianças visitam locais significativos de nossa cidade, sempre que possível: parques, museus, jardim zoológico, exposições
• Nossas crianças visitam locais significativos do bairro, sempre que possível: a padaria, uma oficina, a praça, o corpo de bombeiros, um quintal

• Estimulamos os pais a participar ativamente de eventos e atividades na creche

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